Protocolos - resumo geral

Protocolo
Um padrão de comunicação a ser usado nas redes de computadores. Na Internet, o mais básico é o TCP/IP.

FTP (File Transfer Protocol)
É um protocolo da Internet para transferência de arquivos. Assim como o HTTP é um protocolo utilizado para acessar sites de páginas da Web, o FTP é utilizado para acessar sites de transferência de arquivos.
Também é utilizado para designar o programa que realiza a transferência dos arquivos. Existem programas específicos (softwares) que fazem isto.

Embora os navegadores (browsers) mais recentes tenham capacidade para acessar sites FTP, é recomendado que se utilize outros softwares exclusivos para esta tarefa - pois eles oferecem mais recursos e facilidades nesta área.

HTTP e HTTPS
Significa "HyperText Transfer Protocol". Protocolo utilizado pelo serviço WWW que significa World Wide Web. É um sistema baseado em hipertextos que permite a procura e a utilização dos recursos disponíveis na INTERNET. Este protocolo de comunicação conecta usuários a sites. A sigla HTTP antecede os endereços de páginas Web. Ela informa ao servidor de que forma deve ser atendido o pedido do cliente.

HTTPS ( HyperText Transfer Protocol Secure ) é uma implementação do protocolo http que permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais.

IP
Endereço numérico que identifica de forma única um computador na rede INTERNET. Quando seu PC entra na WEB recebe um endereço IP. O formato do IP é 255.255.255.255. (4 grupos de números que atingem o máximo de 255). Um endereço IP pode ser fixo ou dinâmico. Quando é fixo ele nunca muda; quando é dinâmico ele pode se alterar (e normalmente se altera) a cada conexão sua à Internet.

TCP/IP
Transmission Control Protocol/Internet Protocol. Conjunto de protocolos utilizado pela INTERNET a fim de permitir que os computadores se comuniquem.

WAP
Wireless Application Protocol ou, em português, protocolo para aplicações sem fio. É um protocolo (linguagem comum) mundial que torna possível o acesso à Internet por meio de dispositivos móveis sem fio - como micros de mão e celulares. Com WAP, é possível acessar páginas no padrão WML (Wireless Markup Language, uma espécie de linguagem HTML) criadas para a tela do celular ou de um computador de mão. Essas páginas trazem links que levam a outras, igualzinho aos sites da Internet, só que com menos recursos, devido às limitações das telas dos aparelhos.

POP3 e SMTP
POP3 (Post Office Protocol Versão 3): controla o recebimento das mensagens.
SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): controla o envio de mensagens.
Este dois protocolos fazem parte das configurações das contas no Outlook

 

 

 

 

----------------------------