A Toshiba foi a primeira a lançar um Notebook com 128GB SSD (HD solid state drive), com tela de 12.1' com 1280x800 de resolução, a maquina se chama Dynabook SS RX1. O processador é um Core 2 Duo U7600 de 1.2GHz, com 2GB de memória, e placa gráfica Intel 945GMS Express.
Extraído de http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=233314


O que é um HD SSD?
Além da popularização dos pendrives e cartões, a queda no preço da memória Flash possibilitou o surgimento dos primeiros SSDs ou "Solid State Disks" (discos de estado sólido) de grande capacidade. Um SSD é um "HD" que utiliza chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos. Eles são projetados para substituírem diretamente o HD, sendo conectados a uma porta SATA ou IDE.

Embora as taxas de transferência (na maioria dos modelos) seja comparável à de um HD modesto, os SSDs oferecem tempos de acesso extremamente baixos, o que melhora o desempenho consideravelmente em uma grande gama de aplicativos e reduz bastante o tempo de boot. Os SSDs oferecem também a vantagem de consumirem muito menos eletricidade, serem mais resistentes mecanicamente (por não possuírem partes móveis), além de serem completamente silenciosos.
(http://www.guiadohardware.net/termos/ssd)

Resumindo: Os discos rígidos atuais são aparelhos que têm diversas partes mecânicas (discos, braços etc). E, sendo mecânicos, são mais lentos que um chip.
A memória flash é um chip que tem no seu MP3 player ou no seu celular. Ela grava os dados mas não se apaga quando desligamos ou tiramos a bateria. Portanto não é volátil. E, sendo um chip, não é mecânica; portanto é muito rápida. Assim os HDs SSD são, na verdade, um grande chip de memória flash.

E, pesquisando na Web, encontrei a notícia do lançamento de um HD SSD de 128 GB! Isso mesmo! E o "bicho" é do tamanho de um disquete! Chama-se ZEUS.
E também já surgiram notebooks voltados para a internet - os chamados Netbooks - utilizando o HD SSD.

Pelo jeito o bom e velho HD está com seus dias contados...

Atualização desta notícia (em 21 jun 2014)

Agora a gente pode entender a razão dos tablets e smartphones não possuirem HD convencionais. E é por isso que eles são tão finos e leves!

Atualmente os notebooks modernos - Ultrabook, Mac Air e outros dispositivos portáteis já utilizam discos SSD bem maiores que 128 GB.