Copiando e colando Fórmulas

Ao criarmos uma fórmula no Excel ou Calc e, após selecionar a célula, arrastarmos para baixo ou para cima, pela alça de preenchimento (seta vermelha), a fórmula será reproduzida, alterando-se automaticamente apenas
o número das linhas. O mesmo aconteceria se tivéssemos copiado (Ctrl+C) a fórmula em C1 e colado (Ctrl+V) nas demais células (C2, C3, C4, C5)

E se arrastarmos para a direita ou esquerda a fórmula será reproduzida, alterando-se automaticamente apenas a letra das colunas. O mesmo aconteceria se tivéssemos copiado (Ctrl+C) a fórmula em C1 e colado (Ctrl+V) nas demais células (D1, E1, F1)

Mas existem situações em que não queremos que o valor de uma certa célula seja modificado. No exemplo a seguir queremos que o valor de B1 fique "travado", ou seja, que permaneça sempre constante, quando puxarmos a alça de preenchimento para baixo (ou copiarmos e colarmos o valor na mesma coluna).
Assim, para "travar" o número da linha colocamos o símbolo do cifrão - $ - antes do número. Veja o que acontece e experimente o exemplo abaixo.

Em outras situações precisamos que a letra de uma coluna fique "travada".
No exemplo a seguir queremos que o valor de A1 fique "travado", ou seja, que permaneça sempre constante, quando puxarmos a alça de preenchimento para a direita (ou copiarmos e colarmos o valor na mesma linha).
Assim, para "travar" a letra da coluna colocamos o símbolo do cifrão - $ - antes da letra. Veja o que acontece e experimente o exemplo abaixo.

Agora note que se "travarmos" com o cifrão a letra e o número tanto fará se puxarmos ou colarmos para cima ou para baixo ou para a direita e para a esquerda. Veja o que acontece e experimente o exemplo abaixo. Aqui travamos letra (coluna) e número (linha) da célula A1.

Que tal uns exercícios?

1) Na planilha abaixo se copiarmos o valor de C1 e colarmos em C4 qual será o resultado? (a resposta está no final desta página mas você me promete que não vai olhar agora, certo?).
Primeiro tente fazer "de cabeça" e depois no Excel ou Calc. Só depois confirme olhando o gabarito.

2) Na planilha abaixo se copiarmos o valor de C1 e colarmos em E1 qual será o resultado?

3) Na planilha abaixo qual será o resultado se copiarmos o valor de C1 e colarmos em C5?

4) Na planilha abaixo qual será o resultado se copiarmos o valor de C1 e colarmos em F1?

5) E a pergunta que não quer calar! Se na planilha acima copiarmos o valor de C1 e colarmos em F4, qual será o resultado? (dica: escolha um caminho a seguir; raciocine primeiro para a direita e depois para baixo ou raciocine primeiro para baixo e depois para a direita)

Cuidado com as pegadinhas:

Se você copiar o endereço, NÃO DIRETAMENTE DA CÉLULA CLICANDO SOBRE ELA, MAS DIRETAMENTE NA BARRA DE FÓRMULAS DO EXCEL OU CALC, aí sim, vai colar a mesma fórmula.

Mas se você copiar o valor da célula DIRETAMENTE DA CÉLULA então teremos as alterações conforme os exemplos acima.

Não fique aí parado. Experimente!!!!!!!!

Respostas dos exercícios:

Exc 1 - 34
Exc 2 - 5 (note que a fórmula ficou = C2+D2, mas D2=0)
Exc 3 - 3 (note que a fórmula ficou =A6+B$2, mas A6=0)
Exc 4 - 10
Exc 5 - 13

 

 

mm