/

Principais botões do Excel 2003

Veja abaixo os principais botões do Excel. Crie uma Pasta e, numa planilha, teste cada um deles, lançando valores em células. Tendo o valor na célula, clique sobre ela - que ficará selecionada - e depois experimente os botões.

Auto Soma:
Desejando-se somar valores em uma coluna (ou uma linha), seleciona-se a célula vazia adjacente à coluna (ou linha) e clica-se no botão AutoSoma. Se houver uma célula vazia a seleção se dará até a última célula (numérica) preenchida.

Mesclar e centralizar células :
Pode-se mesclar as células no Excel. No entanto essa operação deve ser feita sem valores nas células. Se existirem valores, o Excel apresentará apenas um valor, normalmente, o que estiver mais acima ou à esquerda.
Para mesclar duas ou mais células, selecione-as com o mouse e, a seguir clique no botão Mesclar e Centralizar.
No Excel 2000 para excluir a mescla, clique nas células mescladas com o botão da direita e, no menu rápido, selecione a aba (ou guia) alinhamento. Desmarque a caixa Mesclar células.
No Excel 2002 (XP) em diante para excluir a mescla basta clicar sobre ela e novamente clicar no botão Mesclar.
Observe que, após a mescla, o endereço da célula ativa será o da célula mais ao alto e à esquerda. (no caso, B3)

Botões aumentar e diminuir as casas decimais:


Os botões apresentados aumentam ou diminuem as casas decimais mas não alteram o número. Para facilitar a memorização pense assim:
- O botão que tem uma "bolinha" em cima e duas embaixo aumenta.
- O botão que tem duas "bolinhas" em cima e uma embaixo diminui.

Veja um exemplo:

Observe que a cada clique as casas diminuiram e, importante, o Excel arredondou o número até não ter mais casas para diminuir. E, mais importante ainda: o número não mudou. note que estamos com a célula C5 selecionada cujo valor apresentado é 2 mas na barra de fórmulas o valor continua o original = 1,778.

A propósito: essa figura é uma ilustração! Tente você mesmo. É claro que a cada clique o número irá se transformando na própria célula e não fazendo uma coluna como na figura.

Exercício pra você: digite aquele número em uma célula qualquer e vá clicando no botão diminuir. Depois passe a clicar sucessivamente no botão aumentar para ver o efeito.


Vamos lá, não fique aí parado!!!!!

E agora, pra relaxar, digite um número qualquer em uma célula e vá clicando nos outros botões: Moeda, % e 000 (moeda, percentual e separador de milhares)