Atualizando cálculos no Excel

Você deve estar se perguntando: "mas o Excel não atualiza tudo automaticamente?"

Sim, todas as vezes que alteramos um valor em uma célula, todas as células que tenham cálculos ligados a ela serão automaticamente atualizados. Este o padrão de trabalho do Excel.

Ocorre que às vezes, dependendo do tamanho da pasta ou planilha este processo pode ser demorado ou o usuário, por alguma razão, deseja controlar quando as atualizações serão feitas. Ou seja, o usuário quer atualizar os cálculos de forma manual.

Como controlar isso?

No Excel 2007
No Excel 2010 (e superiores)
No Excel 2007 clique no Botão Office e selecione Opções do Excel.
No Excel 2010 clique no Menu Arquivo e selecione Opções .

 

Agora selecione a opção Fórmulas e, em Opções de cálculo (à direita), mude o item Cálculo da Pasta de Trabalho para Manual. Observe que está marcado o padrão que é Automático.

Agora que já estamos no modo manual crie uma planilha simples como esta aqui embaixo. É claro que o resultado em B1 será 3. Mas experimente mudar a célula A1 para 1000. Viu? Não aconteceu nada!


Agora pressione as teclas Shift + F9. Pronto, atualizou certo? Na verdade, você atualizou só esta planilha; a Pasta inteira ainda não foi atualizada. Se desejar atualizar toda a Pasta, pressione apenas F9.

E agora que você aprendeu o caminho mais difícil, vamos ao mais fácil.

Selecione a Guia Fórmulas e clique em Opções de Cálculo. Aqui você escolhe como deseja que os cálculos sejam feitos. E os dois botõezinhos à direita correspondem aos comandos F9 (para a Pasta toda) ou Shift + F9 (só para a planilha). Gostou?

Então experimenta!

Em tempo: quando terminar de treinar não vai esquecer seu Excel no Modo Manual, combinado?