O PowerPoint, o que é?

O PowerPoint é um programa utilizado para edição e exibição de apresentações gráficas no sistema operacional Windows. Para isto dispõe de processamento de textos, modelos, desenhos, assistentes, gráficos e vários tipos de ferramentas. A maioria das apresentações em cursos, escolas, faculdades e reuniões de empresas o utilizam para apresentar seus projetos e informações. Uma apresentação é uma seqüência de slides que pode possuir efeitos como sons, pequenos vídeos e diversos efeitos especiais.

Que tipos de arquivos o PowerPoint pode produzir?

O PowerPoint pode produzir diversos tipos de arquivos. Os principais são:

 

Tipo de arquivo

Extensão

Características

Apresentação

.ppt
.pptx (2007 em diante)

 

É o padrão do PowerPoint. É gerado automaticamente quando salvamos um documento.

Página da Web

.htm ou .html

 .mht ou

.mhtml (no PowerPoint XP e 2003)

O PowerPoint pode criar páginas para a Internet (WEB). HTML é uma expressão inglesa - HyperText Markup Language - que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto).É uma linguagem utilizada para produzir páginas na Web. É por meio da linguagem HTML que aparecem os links na Internet, representados pelas conhecidas "mãozinhas".

Modelo de design

.pot
.potx (2007 em diante)
 

Quando precisamos de um modelo para reutilizarmos várias vezes, criamos um documento normalmente e o salvamos como .pot.

Apresentação do PowerPoint

.pps
.ppsx (2007 em diante)
 

Normalmente usado para que a apresentação seja executada automaticamente. É muito comum na Internet a utilização de arquivos .pps.

Formatos de figuras

.bmp .gif .jpg .png .wmf
 

O PowerPoint pode transformar um único slide ou todos em figuras com os formatos listados ao lado.

 

 

mm