Criando uma apresentação

A criação de uma apresentação se baseia na utilização dos modos de exibição. Cada um se presta a uma finalidade. Podemos selecionar os modos de exibição por meio da Guia Exibição ou clicando nos botões à direita e embaixo da área de trabalho.

Modo de classificação de slides -

Neste modo organizamos a coleção de slides. Sua barra de ferramentas, visualizada a seguir de forma ampliada, permite várias operações importantes para aà confecção da apresentação. O botão Anotações Mestras, por exemplo, permite que o apresentador faça anotações sobre cada slide individualmente. Estas anotações não farão parte da apresentação, sendo apenas para uso do orador ou para impressão junto com o slide.

Slide oculto - o Modo de classificação apresenta a numeração dos slides abaixo de cada um. Quando apresentarmos os slides todos serão vistos em seqüência. No entanto, algumas vezes pode ser conveniente que um ou mais slides não sejam apresentados para aquela platéia. Neste caso não há a necessidade de excluí-lo; basta ocultá-lo, clicando no botão Ocultar slide. O número do slide ficará assim:

Modo Normal -

Este é o modo em que efetivamente criamos a apresentação. Aqui elaboramos os desenhos e textos e inserimos os efeitos desejados nos elementos do trabalho. O slide aparece como uma folha de papel, podendo estar na orientação retrato ou paisagem, conforme a finalidade do trabalho.

Modo de apresentação- tecla F5 ou Shift + F5 (dica: são as mesmas teclas do Impress!)

Este é o modo onde o trabalho é apresentado ao público. No Powerpoint podemos iniciar a partir do slide atual clicando no ícone acima ou a combinação de teclas Shift+F5. Para iniciar a partir do primeiro slide teclamos F5; a partir do slide atual, Shift+F5

Este modo não apresenta menus visíveis. Mas assim que movimentamos o mouse, surge um conjunto de botões no lado inferior esquerdo da tela que permite ao orador avançar ou recuar slide, transformar o ponteiro do mouse em uma caneta de vários tipos (isso mesmo, você poderá escrever na tela!) ou em uma borracha (para apagar o que escreveu).

Note na imagem a seguir que temos um menu rápido na tela. Ele foi obtido clicando-se com o botão da direita. Por meio dele podemos avançar, recuar, finalizar a apresentação,etc. Mas há uma interessante função na opção Tela. Podemos escurecer a tela ou fazê-la ficar branca. Isto é muito usado em salas de aula quando o orador quer “apagar” a imagem sem desligar o projetor. E antes que você me pergunte para que, acontece que quando se desliga um projetor ele demora algum tempo para reacender. Assim fica rápido.

 

Modo de anotações

Este modo existe apenas para orientação do palestrante durante a apresentação. Os slides que serão apresentados são impressos contendo os comentários inseridos pelo orador. Assim, enquanto a platéia vai assistindo à apresentação, o apresentador pode ler no seu papel as observações que ele tenha preparado previamente. Note que o Modo de Anotações apresenta uma miniatura do slide seguida de um texto.

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