Sites seguros - reconhecendo

Um site é seguro quando o cadeado do browser está fechado. É o cadeado que fica na borda da janela dos browsers mais antigos ou junto ao endereço, na barra de endereços (URL) , nos browsers mais modernos. Clicando sobre ele, o usuário pode saber se o site tem certificação digital e pode conferir qual é a autoridade certificadora e informações sobre o certificados.

Uma Autoridade certificadora é uma empresa ou instituição que fornece o Certificado Digital (vende, é claro!). Por exemplo, VeriSign, CertiSign, Serasa Experian etc. E o certificado tem prazo de validade. O Certificado digital é um pequeno arquivo que fica gravado no seu computador ou em um Token, pequeno dispositivo USB que você pode carregar para onde for.

Na tela a seguir, da Loja Virtual da RTELL, observe na imagem do browser o cadeado fechado e o endereço que leva o "s" depois de http - https



 

HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure), é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais.

O protocolo HTTPS é normalmente utilizado quando se deseja evitar que a informação transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros, como por exemplo no caso de compras online. A existência na barra de tarefas (mais sobre o lado direito) de um cadeado demonstra a certificação de página segura (SSL).

Resumindo: HTTPS criptografa os dados; o Cadeado certifica a página.

E, a propósito, não adiante você digitar o "s" aí no seu navegador para garantir a conexão segura. Não vai funcionar!

 

 

888888