Intranet, Extranet e redes - o que são?

Para resumir:

- Redes: dois computadores ligados entre si formam uma rede. A conexão física pode ser por cabo ou "wireless", ou seja, sem fio. Pode usar as mais diversas tecnologias: Ethernet, Wi-Fi, Wi-Max e outras.

- Intranets: a principal característica é o fato de ser uma rede privada e não pública como é a Internet. Uma intranet, normalmente utilizada pelas empresas, apresenta os recursos tecnológicos da Internet como a possibilidade de se passar e-mails, videoconferência, bate-papo, agendar trabalhos em grupo, etc. Tudo internamente. Numa intranet podemos ter a mesma estrutura de "sites" que conhecemos na internet, só que o acesso externo (de fora ou para fora) é restrito às pessoas autorizadas.
E também usamos navegadores (browsers) da mesma forma que na Internet.
Pense numa Intranet como uma "Internetzinha particular" (que os profissionais de rede não me ouçam dizer isso...)

- Extranet: é também uma rede privada, que se assemelha à Intranet. Entre outras características, ela usa recursos de telecomunicações para permitir acesso remoto, utilizando a própria Internet como caminho e usando os mesmos protocolos da Internet. Pelo acesso remoto um executivo de uma empresa, de qualquer parte do mundo, pode acessar a Intranet da empresa. É claro que para que ele possa fazer isto tem que ter acesso à Intranet da empresa. Ou seja, tem as senhas necessárias, login etc. O objetivo de uma Extranet é compartilhar, com segurança, informações de negócio de uma empresa entre seus colaboradores, parceiros e fornecedores. Uma extranet também pode ser vista como uma extensão de uma Intranet.

Na Wikipédia constam algumas informações importantes:

Uma extranet é uma intranet que pode ser acessada via Web por clientes ou outros usuários autorizados. Uma intranet é uma rede restrita à empresa que utiliza as mesmas tecnologias presentes na Internet , como e-mail , webpages , servidor FTP etc.

Exemplificando, é uma rede de conexões privadas, baseada na Internet, utilizada entre departamentos de uma empresa ou parceiros externos, na cadeia de abastecimento, trocando informações sobre compras, vendas, fabricação, distribuição, contabilidade entre outros.