Principais navegadores da WEB



Dentre várias novas funcionalidades vale destacar:

- O botão Modo de exibição de compatibilidade que permite uma melhor aparência para sites desenvolvidos com tecnologias mais antigas.

- O botão Ler e-mail, que abre o automaticamente o Outlook para leitura de e-mails.

- Privacidade - a Navegação InPrivate, que é configurada no Menu Segurança, evita que o Internet Explorer armazene dados da sua sessão de navegação. Isso inclui cookies, arquivos de Internet temporários, histórico e outros dados. As Barras de ferramentas e extensões são desabilitadas por padrão.

- Home page - o pequeno ícone em forma de uma casinha permite definir a home page que é aquela página que você gosta que seja a primeira a se abrir quando você chama o Internet Explorer. É importante saber que o IE8 permite que sejam definidas mais de uma página como sua home page. Clicando no ícone da casinha temos a opção de definir o conjunto de páginas atualmente abertas como home page.

- FEEDS RSS - note o botão Feeds RSS ao lado da casinha. Estes são tipicamente sites que mudam ou atualizam o seu conteúdo regularmente. Para isso, são utilizados Feeds RSS que recebem estas atualizações, desta maneira o usuário pode permanecer informado de diversas atualizações em diversos sites sem precisar visitá-los um a um.
Resumindo, você pode ter notícias atualizadas no seu navegador sem ter que procurar em vários endereços.

- Observe, agora, que no alto, à direita temos uma caixa com o símbolo da Google. Este é o provedor de pesquisa que eu defini como padrão para o meu computador. O padrão do Internet Explorer é o BING, mas você pode mudar (como eu) clicando na setinha à direita. Lá você encontrará um menu que permitirá a escolha de outros provedores de pesquisa.

Esclarecendo: o que é o BING ? BING é o site de buscas da Microsoft. Também podemos chamar de Mecanismo de busca. Pra ficar claro, de vez: o BING está para a Microsoft assim como o Google (que com certeza você já usa) está para a Google (empresa)

O menu Ferramentas apresenta importantes opções:

- Bloqueador de pop-ups (aquelas janelinhas que enchem a nossa paciência com propaganda e tudo o mais que não nos interessa...)

- Barras de Ferramentas - se você olhar a figura logo aí em cima vai ver que os menus Arquivo, Editar, Exibir etc. estão lá. E provavelmente não estão so seu navegador. Pois foi nesta opção - Barra de Ferramentas que eu habilitei aqueles menus. Experimente.

- Opções da Internet - esta opção é muito importante para o concurso e para o dia a dia. Aqui também podemos configurar a(s) home page(s), excluimos arquivos temporários, histórico, cookies, alteramos o provedor de pesquisa e, ainda configuramos o padrão de operação das guias do navegador.

 

O Internet Explorer 9

- O Internet Explorer 9 não apresenta grandes diferenças em relação ao IE8 .

Vale destacar que no Internet Explorer 9 o visual ficou mais limpo com apenas 3 botões à direita. A "casinha " é a Home Page; a "Estrela" são os Favoritos, Feeds e Histórico e a "Engrenagem" são as Ferramentas onde também está incluído a Segurança e as Opções da Internet.

Os menus que você está vendo (Arquivo, Editar, Exibir...) não aparecem ali por padrão. Mas basta você clicar com o botão da direita do mouse (seta vermelha, da direita) na barra azul do browser que aparecerá o Menu de opções abaixo.

Aí é só escolher o que você deseja apresentar na tela.

Filtro de Phishing denominado Filtro SmartScreen

O Filtro SmartScreen é um recurso de segurança no Internet Explorer que ajuda a detectar sites de phishing. O Filtro SmartScreen também pode ajudar a protegê-lo contra o download ou a instalação de malware (software mal-intencionado).

Observe que aqui você pode relatar um site não seguro. Sua "delação não premiada" será avaliada pela Microsoft é incorporada ao filtro, se for julgada procedente.

Os demais navegadores também dispõe de recursos para filtragem de sites potencialmente perigosos porém com nomes diferentes.

No Google Chrome você encontrará esta opção em Configurações - Privacidade

No Firefox, em Opções - Segurança.

 

Mozzila Firefox

- Assim como os navegadores acima também bloqueia pop-ups no Menu Ferramentas - Opções - Conteúdo.
- Também possui controle de Phishing como o Internet Explorer 8 (IE8). Esta opção se encontra no Menu Ajuda - Denunciar site como fraude.
- Incorpora a barra de ferramentas de pesquisa do site de buscas Google.
- E, como o IE7, apresenta abas para navegação em diversos sites ao mesmo tempo.
- Privacidade - como o IE8 possui a Navegação InPrivate. Observe no menu aberto pelo botão laranja - Firefox - a opção Navegação Privativa.

O Firefox também detecta se uma página oferece RSS mostrando um ícone no canto direito do campo de endereço.

Principais teclas de função dos principais navegadores

F1
F3
F4
F5
F11
F12
Esc
Internet Explorer 8 Ajuda Localizar na página

Histórico de navegação

Atualizar tela Tela inteira

Ferramentas para desenvolvedores

Interromper download
Mozilla Firefox Ajuda Localizar na página

Histórico de navegação

Atualizar tela Tela inteira

-

Interromper download

Chrome

Ajuda Localizar na página - Atualizar tela Tela inteira - Interromper download


O navegador (browser) Chrome, da Google

A Google disponibiliza para download o navegador Chrome. Como tudo da Google é um freeware (gratuito).

Veja, a seguir, as principais características dele.

- As pesquisas no Google podem ser feitas na própria barra de endereços.

- Assim como os demais navegadores atuais podem ser abertas várias abas (ou guias).

- Os sites mais visitados vão criando miniaturas que facilitam a navegação.

Privacidade - Assim como o IE8 e Firefox possuem a navegação InPrivate e Navegação Privativa , aqui temos, nas Ferramentas, o recurso Nova janela anônima, que desempenha a mesma função.

E, como os demais navegadores, também permite bloquear aquelas "janelinhas chatas" - pop-up.

Quando ele faz isto podemos ver, na Barra de endereços, o ícone

A seguir uma tela do Chrome em um site seguro. Note o protocolo https:// e o cadeado na barra de endereços.

 

 

 

Outros navegadores populares

- Safari (da Apple) e Opera

 

 

 

 

 

 

 

----

-------------------------