Thunderbird - Gerenciador de e-mails freeware

O que é um gerenciador de e-mails freeware?
Um gerenciador de e-mails é um software que permite que façamos download de nossos e-mails de um ou mais provedores sem precisarmos entrar na página de cada provedor de e-mails. Vale lembrar que quando não usamos um gerenciador estamos usando o método denominado Webmail. Freeware refere-se ao fato de poder ser baixado gratuitamente na Web.

A seguir temos alguns detalhes do Mozilla Thunderbird.

 

Detalhes importantes:

Instalando o Thunderbird
- durante a instalação o Thunderbird pergunta se você deseja importar os dados de seu atual gerenciador. No meu caso, deixei que ele importasse os dados do Outlook. Assim, todas as configurações, endereços e mensagens armazenadas no Outlook passaram, também, para o Thunderbird.

Recebendo e-mails - Podemos receber e-mails de uma conta específica ou de todas. Basta clicar no botão Receber, na barra de ferramentas e selecionar a opção desejada. Observe, na primeira figura, o menu ao ao lado do do botão Receber.

Catálogo - O botão Catálogo nos permite ver o nosso Catálogo de endereços. Observe a seguir o Catálogo apresentando os endereços de meus contatos (por questões de privacidade estou exibindo meus dados como se fossem contatos...)

Tags - o botão Tags permite marcar com cores diferentes as mensagens. Isto facilita o controle do usuário.

Spam - o Thunderbird possui filtro anti-spam. Assim, quando ele suspeita que um e-mail é spam, ele o marca com o ícone da "chaminha". Mas, se você tem certeza de que não é, basta selecionar o e-mail e clicar no botão Não spam.

Protocolos - vale lembrar que, assim como o Outlook, o Thunderbird precisa ter configurada as contas de e-mail para ser utilizado. E, é claro, temos que configurar os protocolos POP3 e SMTP.
Recordando: POP3 é o protocolo de Recebimento de e-mails; SMTP é o protocolo de Envio.


E uma notícia muito interessante! Se você tem uma conta no GMail (essa todo mundo tem!) o Thunderbird configura automaticamente para você. É só pedir para criar uma nova conta no Thunderbird , informar que é do GMail e passar os dados solicitados. A conta é automaticamente configurada.


E, acredite, se você clica no botão Mapa, surgirá o mapa e até fotos do endereço! Onde é que a gente vai parar!!! Veja abaixo do catálogo o Mapa gerado pelo Google Maps.

 

Mapa gerado pelo Google Maps

 

 

Enviando e-mail
A seguir temos a tela do Thunderbird enviando um e-mail.
Ao iniciarmos um novo e-mail o Painel Contatos (à esquerda) não aparece. Mas você pode exibí-lo clicando no Menu Exibir - opção Painel de Contatos ou pressionandoa tecla F9.



Detalhes importantes:


- No campo Para: selecionamos Para quem enviar; Cc: com cópia; Cco:com cópia oculta
- O botão Segurança permite Criptografar ou assinar digitalmente a mensagem.