Aplicativos on-line

Você já deve saber o que é computação nas nuvens. Ah, ainda não sabe?
Então clique aqui.

Pois aqui vamos dar uma olhada em dois métodos das gigantes da informática: Microsoft e Google.

Por meio dos recursos disponibilizados gratuitamente podemos criar e armazenar documentos nos servidores dessas duas empresas. É claro que já existem outras empresas fazendo o mesmo mas vamos ficar só nessas duas.

SkyDrive (Microsoft) agora chama-se OneDrive


OneDrive, antigo SkyDrive é um ambiente onde você controla seus e-mails, contatos, redes sociais, calendários, fotos e arquivos do Word, Excel, Powerpoint. Disponibiliza 15 GB para guardar seus arquivos e muito mais. E para usar todos eles, você só precisa de um único e-mail e uma única senha. Seu e-mail e senha

Resumindo: você pode criar documentos do Word, planilhas do Excel e, apresentações do Powerpoint e salvar tudo no seu espaço disponível.

Para acessar digite no seu navegador onedrive.com.br

Atenção: Em publicação do Globo on line, de agosto de 2013, constava que a Microsoft teria que abrir mão da marca SkyDrive. Aguardemos a confirmação do novo nome do produto.

Em 23 mar 2014 - Confirmado. Novo nome: OneDrive

Na tela a seguir você poderá se inscrever e criar sua conta na Microsoft (pode ser o seu próprio
e-mail).

Nesta página podemos selecionar o serviço desejado. É aqui que podemos criar nossos trabalhos.

Assim, de qualquer lugar do mundo, poderei ver meus documentos.

A propósito, na prova recente para Papiloscopista (Maio de 2012) uma questão fazia referência ao SKY DRIVER da Microsoft. Vale lembrar que o nome correto é SKY DRIVE (sem o R). DRIVE é um hardware, armazena dados; DRIVER é software.

Clique aqui para estudar melhor o assunto

 

Google Drive (Google)

De forma análoga ao SkyDrive da Microsoft, no Google Drive, usando o Google Docs, também podemos criar documentos, planilhas e apresentações. E armazená-las, naquilo que é chamado pela Google, de Meu Drive.

O Google Drive disponibiliza 15 GB gratuitos para armazenamento gratuito.

O espaço do Google Drive é compartilhado entre seus arquivos, seus emails no GMail e fotos com tamanhos maiores que 2048x2048 pixels (menores que isso não consomem espaço compartilhado).

Resumindo tudo, podemos dizer que as nuvens da Microsoft e da Google são recursos de "cloud storage" que significa armazenamento nas nuvens, no bom português.

Clique aqui para assistir uma vídeo aula gratuita sobre Computação nas Nuvens