O que é Streaming? O que é o SaaS?

 

 

Streaming

Streaming é uma tecnologia que envia informações multimídia, através da transferência de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet, e foi criada para tornar as conexões mais rápidas.

Um grande exemplo de streaming  é o site Youtube, que utiliza essa tecnologia para transmitir vídeos em tempo real.

Em inglês, a palavra stream significa corrente, e por isso a palavra streaming remete para o fluxo, sendo que no âmbito da tecnologia, indica um fluxo de dados ou conteúdos multimídia. Muitas pessoas assistem filmes, seriados ou jogos de futebol em streaming .

O live streaming permite que o utilizador veja um programa que está sendo transmitido ao vivo . Existe, também, a possibilidade de transmitir um evento (um show, por exemplo) através do live streaming , para que pessoas que estão longe possam assistir.

Quando a ligação de uma rede é banda larga, a velocidade de transmissão da informação é muito maior, dando a sensação ao usuário de que o áudio e o vídeo são transmitidos em tempo real.  Atualmente, emissoras de televisão, bem como rádios FM e AM, além de várias empresas que realizam eventos, utilizam esta tecnologia para interação digital com seus ouvintes e clientes.

O streaming possibilita que um usuário reproduza mídia, como vídeos, que são sempre protegidos por direitos autorais, de modo que não viole nenhum desses direitos, tornando-se bastante parecido com o rádio ou a televisão aberta. A tecnologia é também muito usada em jogos online, em sites que armazenam arquivos, ou em qualquer serviço onde o carregamento de arquivos é bastante rápido.

Trocando em miúdos: Tá assistindo um vídeo no YouYube aí no seu celular? Tá assistindo seu time jogar ao vivo?
Isto é streaming.

SaaS ( Software as a Service)

Traduzindo: Software como Serviço.
O SaaS (Software como Serviço) permite aos usuários se conectarem e usar aplicativos baseados em nuvem pela Internet.
Exemplos comuns são email, calendário e outros.
Se você é assinante, por exemplo, do Microsoft Office 365, você estará usando um SaaS. Você paga por mês ou por ano (depende da política de vendas) e vai renovando a assinatura periodicamente.

Pensando nos nossos concursos, vale ressaltar que os aplicativos que você está usando estão baseados (ou armazenados, se preferir) na nuvem da empresa.
No caso citado do Office 365 a empresa é a Microsoft.
Daí decorre um dado importante. O software que você assina vai sendo atualizado, sempre que necessário sem que você se preocupe com isso.

Vou citar um exemplo "doméstico". Se você assinou aqui no site da RTELL o livro Descomplicando a Informática para Concursos em Exercícios, ele vai sendo atualizado sem que você peça. Sabe por quê? Porque o livro está na nuvem da Google, no caso, o Google Drive.