Propriedades e configurações da lixeira Win XP e Win 7

No Windows XP

As telas abaixo são obtidas clicando-se no ícone da Lixeira com o botão da direita, seja no Windows Explorer, seja na Área de trabalho (desktop).
A Lixeira pode ser única para todo o computador ou específica para cada HD.
Também pode ser configurada para não receber arquivos apagados. Para isto basta selecionar a opção Não mover os arquivos para a Lixeira (Fig 1e 2).
O tamanho padrão
da lixeira - no Windows XP - é de 10% do tamanho do disco, mas este valor pode ser alterado pelo usuário. A gravação de novos arquivos no HD não diminui automaticamente o tamanho da Lixeira, enquanto houver espaço livre em disco.

O tamanho da Lixeira será definido como um percentual igual para cada disco se mantivermos a opção Utilizar uma configuração para todas as unidades (Fig 1). Se selecionarmos a opção Configurar unidades independentemente, poderemos definir a Lixeira para cada disco (Fig 2).

Em qualquer caso, porém, se excluirmos o arquivo com a combinação de teclas Shift+Delete, o arquivo não irá para a Lixeira e, portanto, não poderá ser recuperado apenas com os recursos nativos do Windows.
Vale lembrar, também, que se um arquivo foi excluído e ainda estiver na Lixeira, poderá ser restaurado, mesmo que sua pasta de origem já tenha sido removida e não esteja nem na Lixeira. A pasta de origem removida, será recriada para receber o arquivo.

nnnnnnnnnnFig 1vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvFig 2cc

No Windows 7

Aqui a Lixeira é bem mais simplificada. Também permite valores personalizados selecionando-se cada drive individualmente. O tamanho da Lixeira - aqui no Windows 7 - é definido automaticamente pelo Windows, levando em consideração o tamanho do disco rígido.

 

 

E não se esqueça: Disquete não tem Lixeira! Drive de rede não tem Lixeira! MP3 não tem Lixeira!

Trocando em miúdos: se você, estando no seu computador, deletar um arquivo no computador de outro funcionário da rede da sua empresa, o arquivo estará perdido pois não irá nem para a sua Lixeira nem para a dele!