O que é uma macro

Se você executar uma tarefa de forma repetitiva no Word ou no Excel, poderá automatizá-la usando uma macro. Uma macro é uma sequência de comandos e instruções do Word ou Excel que você agrupa como um único comando para executar uma tarefa automaticamente. Em vez de executar manualmente uma série de ações demoradas e repetitivas , é possível criar e executar uma única macro - de fato, um comando personalizado - que execute a tarefa para você. Normalmente associamos esta macro a uma tecla de atalho.

Algumas utilizações típicas das macros são:

  • Acelerar as tarefas rotineiras de edição ou formatação
  • Para combinar vários comandos; por exemplo, inserir uma tabela com bordas e tamanho específico, e com um determinado número de linhas e colunas
  • Tornar uma opção de caixa de diálogo mais acessível
  • Automatizar uma seqüência complexa de tarefas

O Word e o Excel oferecem duas maneiras de criar uma macro: a gravação de macro e o Editor do Visual Basic.

Você encontrará o botão para a criação de Macros na Guia Exibição (Word 2010) ou Guia Exibir (Word 2016)

Na barra de status podemos encontrar o símbolo que indica a gravação de uma macro. Clicando sobre ele podemos iniciar a gravação de uma nova macro.

 

Fique ligado: Uma macro, por sí só, não é um vírus ou malware. Mas dependendo das "boas intenções dos malfeitores" é possível se criar uma macro que contenha um vírus. É o conhecido vírus de macro. Os atuais processadores de texto possuem defesas contra macros inseridas.

 

mm

 

 

mmmmmmmmmmmm