/

Mostrar/Ocultar marcas de formatação II

No Word encontramos o botão na Guia Página Inicial ou Início conforme a figura a seguir
Esse é um dos botões "VIP" em qualquer concurso! Sua função é Mostrar ou Ocultar as marcas de Formatação, também chamadas de caracteres não imprimíveis.
O que são marcas de formatação ou caracteres não imprimíveis?
À medida que você vai digitando vão sendo gerados caracteres invisíveis. Por exemplo: o espaço, a tecla Enter, a tecla Tab, dentre outros. Com esse botão agora você poderá ver esses caracteres.
E para que isso serve?
Primeiro para ser cobrado nos concursos, claro!

Mas também tem outras utilidades. Quando alguém digita um texto e outra pessoa vai modificá-lo muitas vezes fica complicado fazer alterações por não sabermos o que o autor fez. Com essas marcas fica muito simples.
A seguir temos um trecho digitado antes e depois do acionamento do botão . A propósito, o livro é A Arte da Guerra de Sun Tzu (544 –
496 A.C.)  

Observe atentamente as diferenças no segundo trecho:

- Entre cada palavra há um pontinho que significa o espaço dado entre as palavras com a barra de espaços. -    Ao final do pensamento, após a palavra batalhas lá está a marca ¶. Sabe o que significa? Ela é o resultado da tecla Enter. E, lembre-se: cada vez que pressionamos o Enter estamos criando um novo parágrafo.
-    Ao final de cada linha temos um símbolo  que significa que foi pressionada a  combinação de teclas Shift+Enter. Na verdade usei esse recurso sem a menor necessidade, pois sabemos que para mudar de linha basta continuar digitando. Só fiz isso para mostrar a você o efeito. Acontece que é uma "pegadinha" de concurso perguntar como se cria uma nova linha no Word sem usar a tecla Enter, ou seja, como criar uma nova linha que não seja um novo parágrafo. É assim: com as teclas Shift+Enter.

- Portanto podemos concluir que no pensamento acima existe apenas um parágrafo e que foram criadas manualmente 4 linhas.

Observe que, só para demonstrar, deixei a 5ª linha ser criada automaticamente; nas demais pressionei Shift+Enter.

- O nome do botão é Mostrar Tudo. As teclas de atalho para esta função são: Ctrl+Shift+* (só vale o asterisco do teclado comum, não o numérico)

 

mm