Cabeçalho e rodapé - Word 2003/2007/2010/2013

Word 2007/2010/2013

Na Guia Inserir temos o Grupo Cabeçalho e Rodapé

 

No Word 2007/2010, para inserir um cabeçalho ou um rodapé usamos a Guia Inserir e selecionamos o Grupo Cabeçalho e rodapé

 

Observe que também é aqui mesmo que inserimos Números de Página, formatamos os números, definimos a posição etc.

Note que quando você efetua um duplo clique na área do Cabeçalho ou Rodapé do documento surge uma nova guia - Ferramentas de Cabeçalho e Rodapé .

Observe, nestas ferramentas, o que podemos inserir. No exemplo a seguir eu inserí Número de página - Data - Autor (isto está dentro da opção Partes Rápidas do Grupo Inserir), Imagem e Clip-Art.

 

 

 

Se eu fosse você experimentava isso tudo aí no seu Word. Vai que cai na prova!


WORD 2003

Para inserir um cabeçalho e um rodapé no Word 2003 em um documento utilizamos o Menu Inserir - opção Cabeçalho e rodapé. Certo?

ERRADO! Esta é a "pegadinha" mais antiga dos concursos nas provas de informática. (pegadinha que, aliás, não existe mais no Word 2007!)

Atenção para a "pegadinha": No Word 2007 e 2010 a opção Inserir cabeçalho e rodapé agora está na Guia Inserir - opção Cabeçalho e Rodapé.

Para inserir um cabeçalho ou um rodapé usamos a opção Cabeçalho e rodapé do menu EXIBIR.
Após selecionarmos esta opção o Word nos apresentará a área do Cabeçalho como a seguir. Agora é só digitar o que se deseja (ou colar uma figura, por exemplo) na área do cabeçalho. Depois, podemos alternar para a área do rodapé e seguir o mesmo procedimento.

 

Observe (e experimente!) o que podemos fazer com a barra de ferramentas Cabeçalho e rodapé abaixo.

Alguns comentários:

•  Mostrar/Ocultar documento não afeta a impressão. Apenas esmaece a tonalidade do texto para não poluir visualmente a tela enquanto trabalhamos com cabeçalho e rodapé.

•  Vincular ao anterior significa que, quando temos uma quebra de seção, podemos optar por manter o cabeçalho anterior (vincular) ou um novo cabeçalho. No Word 2000 este botão chama-se Mesmo que a seção anterior.

•  Alternar entre cabeçalho e rodapé serve apenas para levar o nosso cursor do cabeçalho para o rodapé, rapidamente. Mas essa é uma ação que também pode ser feita manualmente, clicando-se diretamente em cada um deles.

 

 

mmmmmmmmmmmmm