/

Word 2003/2007/2010/2013

 

Arquivos do :
Word 2003- .doc , .dot , .html , .rtf, .txt, .pdf
(entre outros)
Word 2007/2010/2013: .docx , .dotx , .html , .txt, .rtf, .pdf
(entre outros)

O Word pode produzir vários tipos de documentos (arquivos)

Arquivos com extensão .doc (docx) : são os arquivos normais do Word, dos documentos.

Arquivos com extensão .dot (dotx): são os arquivos de modelo. São usados para manter um modelo ou padrão preservado. Exemplo: uma ficha ou formulário a ser preenchido.

Arquivos com extensão .htm: o Word pode produzir páginas para a Web (para sites). Estes arquivos levam a extensão .htm,.html, .mht, .mhtml

Arquivos com extensão .rtf: o Word pode produzir arquivos no formato RTF (Rich Text Format). O Rich Text Format ou RTF possue a maior parte do poder do Word, com a garantia de que usuários visualizarão o arquivo bem próximo do que foi criado por você, mesmo na impressão do arquivo.
O RTF é um formato criado pela Microsoft com o objetivo de realizar a transferência de documentos entre diferentes programas, e não só para o Word.

Arquivos com extensão .pdf: os arquivos .pdf podem ser lidos em qualquer plataforma e não é necessário se dispor do Word ou do Writer para abrí-los. É necessário que se tenha o software freeware Reader instalado na máquina.

Pegadinha: o Word 2003 não salva arquivos no formato .pdf, ele exporta . Se instalarmos um software apropriado no computador poderemos EXPORTAR como .pdf, mas não SALVAR.

No Word 2007 existe a opção Salvar como PDF mas, na prática, será necessária a instalação de um software (a exemplo da versão 2003).

E na versão Word 2010/2013 não é mais necessária a instalação de um software. Este já está incluído

Resumindo tudo: todas as versões têm como EXPORTAR (apesar da Microsoft dar o nome de Salvar) mas nenhuma versão do Word ABRE arquivos .pdf. Trocado em miúdos não vamos brigar com a banca. Se ela perguntar se o Word ou Writer SALVA em .pdf a gente concorda.

 

mm

 

mmmmmmmmmmmmm