/

Word 2003/2007/2010

 

Arquivos do :
Word 2003- .doc , .dot , .html , .rtf, .txt, .pdf
(entre outros)
Word 2007/2010: .docx , .dotx , .html , .txt, .rtf, .pdf
(entre outros)

O Word pode produzir vários tipos de documentos (arquivos)

Arquivos com extensão .doc (docx) : são os arquivos normais do Word, dos documentos.

Arquivos com extensão .dot (dotx): são os arquivos de modelo. São usados para manter um modelo ou padrão preservado. Exemplo: uma ficha ou formulário a ser preenchido.

Arquivos com extensão .htm: o Word pode produzir páginas para a Web (para sites). Estes arquivos levam a extensão .htm,.html, .mht, .mhtml

Arquivos com extensão .rtf: o Word pode produzir arquivos no formato RTF (Rich Text Format). O Rich Text Format ou RTF possue a maior parte do poder do Word, com a garantia de que usuários visualizarão o arquivo bem próximo do que foi criado por você, mesmo na impressão do arquivo.
O RTF é um formato criado pela Microsoft com o objetivo de realizar a transferência de documentos entre diferentes programas, e não só para o Word.

Arquivos com extensão .pdf: os arquivos .pdf podem ser lidos em qualquer plataforma e não é necessário se dispor do Word ou do Writer para abrí-los. É necessário que se tenha o software freeware Reader instalado na máquina.

Pegadinha: o Word 2003 não salva arquivos no formato .pdf, ele exporta . Se instalarmos um software apropriado no computador poderemos EXPORTAR como .pdf, mas não SALVAR.

No Word 2007 existe a opção Salvar como PDF mas, na prática, será necessária a instalação de um software (a exemplo da versão 2003).

E na versão Word 2010 não é mais necessária a instalação de um software. Este já está incluído

Resumindo tudo: todas as versões têm como EXPORTAR (apesar da Microsoft dar o nome de Salvar) mas nenhuma versão do Word ABRE arquivos .pdf. Trocado em miúdos não vamos brigar com a banca. Se ela perguntar se o Word ou Writer SALVA em .pdf a gente concorda.

Criando um modelo

Ao abrirmos um documento novo no Word, temos a opção de criar um Documento - .doc - ou um Modelo .dot.

Para criar um novo modelo no Word 2002 e 2003 você deverá:
- Selecionar a opção Novo no Menu Arquivo
- No painel de Tarefas, à direita, selecionar a opção No meu computador

- Na janela Modelos selecione Modelo. Clique em OK.

- Prepare o documento normalmente. Você estará preparando um modelo, na verdade.
- Quando pronto clique em Salvar. Note que a caixa Salvar como, que se abrirá, já está oferecendo o nome com a extensão .dot. Dê um nome ao seu modelo e clique no botão Salvar.
Como exemplo, criei um modelo com o nome de Teste de modelo.dot e salvei.

Seu modelo está pronto e armazenado na pasta Modelos do MSOffice. Mas você não precisa decorar isto para usar um modelo criado.

Usando um modelo

- No menu Arquivo selecione Novo.
- No Painel de Controle selecione a opção No meu Computador.
- Note que a tela Modelos que se abriu já tem o modelo que eu criei, com o nome de Teste de modelo.dot. Clique uma vez sobre ele e o ícone ficará selecionado.
Mas não se esqueça, também, de marcar na opção Criar novo (embaixo, à direita),a opção Documento.
Se complicou, pense assim: primeiro eu criei o Modelo. Agora eu estou selecionando e usando o modelo que eu criei para fazer um Novo documento com base no modelo que eu criei.
Peço perdão pela terrível redundância (nunca façam isto em concursos!) mas foi proposital, para descomplicar ao máximo.
- Clique no botão OK.

- O Word abrirá um documento novo com base no modelo que você criou. Agora é só usar como um .doc comum. E, na hora de salvar, salve normalmente.

Observe que, neste exemplo, foi criado um Modelo denominado teste de modelo.dot. Se após criá-lo, desejar Excluí-lo, basta clicar sobre o ícone com o botão da direita do mouse e selecionar Excluir.

E para que serve o Modelo? Suponha que na sua empresa seja obrigatório que toda a correspondência siga um padrão determinado pela Direção. Cria-se o modelo - por exemplo RTELL.dot - e sempre que tivermos que criar um documento novo, clicamos nele (RTELL.dot), que servirá como padrão.

 

 

mm

 

mmmmmmmmmmmmm