/

Numeração de páginas - Word 2000/XP/2003/2007/2010

Temos duas formas de inserir e formatar os números de páginas. A primeira é pelo Menu Inserir - Opção Números de páginas. Na janela que se abre (1ª figura abaixo) define-se se o número será no Cabeçalho ou Rodapé, à esquerda ou à direita. Também escolhemos se o número aparecerá ou não na 1ª página.



Clicando-se no botão Formatar da figura acima, temos a janela abaixo. Nela podemos definir a numeração desejada (Romanos, Numérico, Alfabético...). Podemos impor que a numeração comece apenas em um determinado número marcando e selecionando na caixa Iniciar em:
Um caso interessante é quando temos um documento com várias partes e queremos que cada parte tenha uma numeração própria, ou seja , não queremos que a numeração vá do começo ao fim do trabalho crescendo sempre. Portanto, queremos que a numeração se reinicie diversas vezes ao longo da obra. Neste caso a solução é inserir quebras de seção no documento e não marcar a caixa Continuar da seção anterior (figura abaixo). Na figura abaixo mostramos uma situação em que estamos na seção 2 de um documento, não queremos que a numeração da seção anterior continue e ainda impusemos que o primeiro número a ser usado fosse um III (parece coisa de maluco, mas foi só pra ilustrar...)




A segunda forma de se inserir números de páginas é através do Menu Exibir - Cabeçalho e Rodapé. A barra Cabeçalho e rodapé abaixo refere-se ao Word 2000. O primeiro ícone da esquerda insere o número da página. O terceiro ícone (com a mãozinha) Formata números de páginas, como já vimos acima.


 

 

 

As figuras abaixo referem-se ao Word 2000/XP/2003.

Observe que podemos escolher os tipos de Alinhamento Interna e Externa. Neste caso a numeração ficará nas partes internas ou externas das páginas. O tipo de numeração Externa e Interna é tipicamente usado em revistas, ou seja, documentos a serem encadernados. Não faz sentido utilizar numeração interna ou externa em documentos de folhas soltas, pois a numeração a cada página mudaria de lado "complicando" a vida do leitor. Nem mesmo para livros seria uma boa opção, concorda?

 

A figura abaixo refere-se ao Word 2007/2010

A opção Formatar Números de Página é semelhante ao que vimos anteriormente.

Note que, ao selecionarmos a posição na qual desejamos a numeração é apresentada uma janela com várias opções de layout.

 

 


mm